As vacinas Covid-19 são seguras?

10
Share
Copy the link

As vacinas Covid-19 são seguras? Como você pode saber se pode ser vacinado.

Este foi um longo ano. Suportamos indiscutivelmente a maior perturbação global desde a Segunda Guerra Mundial, e muitas partes do mundo ainda enfrentam a perspectiva de um inverno muito longo, à medida que os casos, hospitalizações e mortes por Covid-19 continuam a aumentar continuamente.


E ainda, neste pesadelo terrível, há um raio de esperança. Três vacinas já concluíram os ensaios clínicos de fase 3 e, embora haja algumas nuances em sua aprovação , agora estamos olhando para uma implementação de vacina que ocorrerá em apenas algumas semanas, em vez dos meses ou anos que inicialmente postulamos.

Nós sabemos que as aprovações de medicamentos e vacinas costumam levar anos, se não décadas, enquanto as vacinas Covid-19 foram empurradas através de aparentemente nenhum momento a todos. Por causa disso, todos no mundo estão fazendo as mesmas duas perguntas:

Estamos apressando as vacinas?

As vacinas serão seguras?

As respostas a essas perguntas são bastante complexas e demoram um pouco para serem explicadas, mas basicamente se resumem a não, não estamos apressando a ciência e, sim, as vacinas serão seguras.

Deixe-me explicar.

A ciência

Antes de me aprofundar nas evidências de que estou falando aqui, acho importante apontar algo muito grande: atualmente, estamos operando com base em comunicados à imprensa de empresas farmacêuticas, o que não é o ideal. A grande ressalva a todas essas informações é que ainda precisamos ver todos os dados publicados porque, caso contrário, é impossível ter certeza de que tudo nos comunicados à imprensa é preciso.


Ok, então não podemos ter certeza de tudo ainda. O que nós sabemos?
Bem, sabemos um pouco sobre como são os testes de vacinas e as primeiras evidências. Isso ocorre porque os fabricantes, este ano, foram impressionantemente abertos com seus protocolos e metodologia.

Se você seguir esse link, encontrará os protocolos para meia dúzia de testes de vacinas, o que não é pouca coisa – esses protocolos exigem muito planejamento e esforço para serem elaborados e são uma espécie de segredo comercial para as empresas que os executam .

O que isso significa é que podemos saber quase tudo sobre o que os pesquisadores planejavam fazer e o que disseram que fizeram em seus comunicados à imprensa . Conhecemos os tamanhos de amostra que eles almejavam, o perfil de segurança que buscavam e todas as minúcias relacionadas à eficácia das vacinas necessárias para que essas coisas sejam aprovadas pelas agências reguladoras.

E aqui está a parte em que irei fanboy por um momento. Esses estudos são nada menos que incríveis. Se você tivesse me perguntado se poderíamos ir da identificação de um novo patógeno para uma vacina eficaz com mais de 90% de eficácia em menos de um ano antes de 2020, eu teria rido nervosamente porque a ideia era tão ridícula. E, no entanto, a ciência por trás desses testes de fase 3 é um dos trabalhos mais incríveis e bem executados que já tive a sorte de ler. As pessoas que realizaram esses testes realmente sabiam o que estavam fazendo e o fizeram muito bem.

Veja o julgamento Moderna, por exemplo. No espaço de dois meses, eles planejaram, revisaram e implementaram um protocolo de teste para recrutar 30.000 pessoas, e então fizeram exatamente isso. Eu mesmo fiz testes clínicos – atualmente estou trabalhando em dois deles – e levamos muito mais tempo para colocar tudo em prática para fazê-lo.

O que torna muito razoável a questão de saber se estamos apressando essas coisas. Nós somos?

Correndo por aí

Para saber se estamos apressando as coisas, o primeiro ponto importante é o contexto. A maioria das pessoas está ciente de que os testes de vacinas levam anos para serem realizados, mas não entendem por que isso acontece. A realidade da pesquisa é que, embora você possa passar a maior parte de uma década realizando todos os estudos de que precisa, a maior parte desse tempo é gasta fazendo, bem, quase nada.

Fonte: https://coronavirus.medium.com/are-the-covid-19-vaccines-safe-3a399a9bd8a0

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *